1- (UDESC 2010)
A Semana da Arte Moderna de 1922 tinha como uma das
grandes aspirações renovar o ambiente artístico e cultural do país,
produzindo uma arte brasileira afinada com as tendências vanguardistas
europeias, sem, contudo, perder o caráter nacional; para isso contou com
a participação de escritores, artistas plásticos, músicos, entre
outros. Analise as proposições em relação à Semana da Arte Moderna,
assinale (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) O movimento Modernista buscava resgatar alguns pontos em comum
com o Barroco, como os contos sobre a natureza; e com o Parnasianismo,
como o estilo simples da linguagem.
( ) A exposição da artista plástica Anita Malfatti representou um
marco para o modernismo brasileiro; suas obras apresentavam tendências
vanguardistas europeias, o que de certa forma chocou grande parte do
público; foi criticada pela corrente conservadora, mas despertou os
jovens para a renovação da arte brasileira.
( ) O escritor Graça Aranha foi quem abriu o evento com a sua
conferência inaugural “A emoção estética na Arte Moderna”; em seguida,
apresentou suas obras Paulicéia desvairada e Amar, verbo intransitivo.
( ) O maestro e compositor Villa-Lobos foi um dos mais importantes e
atuantes participantes da Semana; neste ano comemoram-se 50 anos de sua
morte.
( ) As esculturas de Brecheret, impregnadas de modernidade, foram
um dos estandartes da Semana; sua maquete do Movimento às Bandeiras foi
recusada pelas autoridades paulistas; hoje, umas das esculturas públicas
mais admiradas em São Paulo.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.
A) V - F - V - F - V
B) F - F - V - V - V
C) F - V - F - V - V
D) V - V - F - V - F
E) V - V - V - V - V
2) (PUC-MG 2003)
Leia o trecho, extraído do conto "O mata-pau" (Urupês, autoria de Monteiro Lobato):
"O camarada contou a história que para aqui traslado com a possível
fidelidade. O melhor dela evaporou-se, a frescura, o correntio, a
ingenuidade de um caso narrado por quem nunca aprendeu a colocação dos
pronomes e por isso mesmo narra melhor que quantos por aí sorvem
literaturas inteiras, e gramáticas, na ânsia de adquirir o estilo.
Grandes folhetinistas andam por este mundo de Deus perdidos na gente do
campo, ingramaticalíssima, porém pitoresca no dizer como ninguém."
A alternativa que MELHOR explicita a proposta do modernismo precursoramente defendida nesse fragmento é:
a) a valorização da língua tal como falada pelo povo brasileiro.
b) a utilização de temas relativos ao cotidiano.
c) a liberdade formal na composição do poema.
d) a fragmentação do texto e a ruptura com a lógica.
3) (PUC-MG 2003)
Em
todos os trechos, extraídos do artigo "Urupês", a crítica à figura e/ou
aos hábitos e práticas do caboclo se faz através do uso da ironia,
EXCETO:
a) "Jeca Tatu é um piraquara do Paraíba, maravilhoso epítome de carne onde se resumem todas as características da espécie."
b)
"Nada o esperta. Nenhuma ferrotoada o põe de pé. Social, como
individualmente, em todos os atos da vida, Jeca, antes de agir,
acocora-se."
c) "Na mansão de Jeca a parede dos fundos bojou para
fora um ventre empanzinado, ameaçando ruir; os barrotes, cortados pela
umidade, oscilam na podriqueira do baldrame."
d) "Vive num corrupio
de barganhas nas quais exercita uma astúcia nativa muito irmã da de
Bertoldo. A esperteza última foi a barganha de um cavalo cego por uma
égua de passo picado."
04. (PUC-MG) Leia o texto atentamente.
Na feira-livre do arrebaldezinho
um homem loquaz apregoa balõezinhos de cor:
- “O melhor divertimento para as crianças!”
Em redor dele há um ajuntamento de menininhos pobres...
Não é característica presente na estrofe acima:
a) Valorização de fatos e elementos do cotidiano.
b) Utilização do verso livre.
c) Linguagem despreocupada, sem palavras raras.
d) Preocupação social.
e) Metalinguagem.
Respostas AQUI
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